service

Inspeção de Soldas

Utilizando uma avançada tecnologia, hoje a inspeção visual é um importante recurso na verificação de alterações dimensionais, padrão de acabamento superficial e na observação de descontinuidades superficiais visuais em materiais e produtos em geral, tais como trincas, corrosão, deformação, alinhamento, cavidades, porosidade, montagem de sistemas mecânicos e muitos outros

Para muitos tipos de junta soldadas a integridade é verificada principalmente pela inspeção visual. É uma prática muito utilizada e importante no controle de qualidade. É um tipo de inspeção de fácil aplicação, rápido e barato (não requer equipamento especiais).

 

O ensaio visual é usado em soldas para garantir:

·         A preparação adequada da junta, ajustagem, conforme o procedimento;

·         O controle durante a soldagem para minimizar ou eliminar as descontinuidades;

·         A detecção de descontinuidades superficiais;

·         A conformidade dimensional das soldas;

·         A conformidade das soldas com as especificações.

O ensaio visual é usado em componentes fabricados ou itens para determinar:

·         A quantidade, tamanho e formato;

·         A presença de trincas e descontinuidades superficiais inaceitáveis;

·         A conformidade com desenhos, especificações e códigos;

·         O cumprimento de especificações com relação a embalagem e carregamento para embarque.

 

 

Além do ensaio visual, atualmente existem várias técnicas para testes ou ensaios não destrutivos para inspecionar o processo de soldagem. Assim podemos citar:

Teste Ultrassônico 

Este método pode detectar irregularidades superficiais e internas na soldagem de metais ferrosos e não ferrosos.

Funciona transmitindo ondas de som pulsantes de alta frequência através da solda, sendo os resultados transmitidos para um monitor. Se o pulso entrar em contato com uma irregularidade na solda, as ondas são enviadas de volta ao transmissor e aparecem na tela do monitor. O defeito pode ser observado com muita precisão, mas requer um operador experiente para interpretar os traçados no monitor.

Líquidos Penetrantes

Este sistema opera com um princípio de ação em que um fluido na forma de um corante fluorescente ou não fluorescente é aplicado a uma superfície de solda.

Uma vez que o fluido tenha tido tempo para penetrar na superfície, (entre 15 e 30 minutos) o excesso é apagado e um fluido em desenvolvimento aplicado. O desenvolvedor extrai fluido de qualquer falha e, quando visto sob uma luz UV ou branca, as imperfeições na solda tornam-se visíveis.

 

Solicitar Orçamento

(62) 3996-9269 | Qualytec Engenharia Consultoria e Inspeção Ltda