service

GPR-GEORADAR - Mapeamento de Tubulação Enterrada

O GPR (Radar de Penetração no Solo), conhecido no Brasil como “Georadar” é uma técnica de inspeção não destrutiva baseada no método geofísico de prospecção, que possibilita a obtenção de imagens de alta resolução das camadas subsuperficiais rasas ou profundas, geradas a partir da captação de pulsos eletromagnéticos refletidos do meio propagado.

 

Atualmente para realizar um escaneamento do solo, o GPR constitui-se o método de primeira escolha para detecção de infraestrutura enterradas.

 

Utiliza-se o Georadar para localizar, à distância, por exemplo, das estruturas existentes no interior do concreto; tais como conduítes, a posição e a profundidade de cabos pós-tensionados, detecção de vazios em blocos de concreto, bem como as condições dos materiais da construção.

 

Utiliza-se o GPR para mapeamento das interferências subterrâneas em tubulações de água, gás, fibra ótica, cabo elétrico, galeria pluvial, esgoto, drenagem, oleoduto. Também pode ser utilizado para identificar vazamentos.

 

Em suma, o Georadar pode ser usado também em outras grandes áreas da engenharia, principalmente no campo da infraestrutura, monitorando e dimensionando a espessura dos pavimentos, na manutenção e construção de rodovias.

 

Vantagens:

 

·         Conhecimento das interferências subterrâneas pelo método não invasivo, antes da escavação ou furo direcional;

·         Possibilita detecção de anomalias;

·         A inspeção com este método possui excelente custo benefício, devido à interrupção mínima das operações bem como evita os altos custos de danos e reparos proveniente da escavação;

·         Resultados rápidos e de alta resolução.

Solicitar Orçamento

(62) 3996-9269 | Qualytec Engenharia Consultoria e Inspeção Ltda