service

Inspeção de Diligenciamento

A inspeção de Diligenciamento de Fabricação compreende todas as ações necessárias para permitir que o produto a ser fornecido, montado ou colocado em funcionamento; seja entregue no prazo, de acordo com as especificações técnicas aplicáveis e dentro dos padrões de qualidade esperados pelo cliente.

 

São realizadas visitas periódicas ao fornecedor e/ou subfornecedor com intuito de verificar detalhadamente a situação da fabricação ou montagem, com base nos documentos contratuais, Plano de Inspeção e Testes (PIT), cronogramas, especificações técnicas, normas, ensaios, testes, certificados de qualidade e conformidades, além do acompanhamento dos documentos e registros e montagem do databook.

Solicitar Orçamento
service

Montagem de Data Book

Data Book é um conjunto de todos os registros técnicos emitidos durante a fabricação e montagem de um determinado equipamento ou durante a construção e recebimento de uma obra.

 

A elaboração e montagem de Data Book devem atender as especificidades do cliente.

 

O Data Book bem elaborado é essencial para que a empresa possa atestar que o equipamento e/ou obra foi fabricado seguido as especificações técnicas e controle de qualidade.

 

O Data Book inclui documentos como: Cópia do Contrato, de Licenças, ART da obra, Planilha de Serviços, Cronograma, Projetos, As Builts, Lista de Fornecedores, Lista de Equipamentos, Diário de Obras, Catálogos e/ou Manuais; Especificação Técnica; Instruções de Instalação e Operação; Plano da Qualidade ou Plano de Inspeção e Testes; Procedimentos de Ensaios; Documentação de Soldagem; Registros de Qualidade (Relatórios de Testes, Inspeção, Certificados de Matéria Prima); Registros dos Instrumentos utilizados; Não Conformidades (se tiverem ocorrido); Relatório de Liberação (Inspeção Final); Listas de sobressalentes, entre outros.

 

Uma das vantagens de um Data Book bem elaborado está na possibilidade da verificação de eventuais problemas. De posse da documentação das etapas do processo de um produto há facilidade para investigação, além de promover confiança do cliente e proteção da marca.

Solicitar Orçamento
service

Pacometria - Localização de Armaduras em Concreto

Ensaio não destrutivo usado para determinar diâmetro, quantidade e posicionamento da armadura, além do cobrimento de concreto em peças estruturais. Para realização desse ensaio utiliza-se um equipamento eletrônico que funciona por indução magnética, o pacômetro.

 

O cobrimento adequado das armaduras em estruturas de concreto, conforme estabelecido pela norma NBR 6118:2014 tem como função principal a proteção física e química dos vergalhões de aço, formando assim uma barreira protetora. Evitando o contato direto do aço com agentes agressivos, como atmosferas poluídas, água, entre outros.

 

Espessuras insuficientes, fissuras e outras falhas no cobrimento resultam em agressão do meio ambiente das armaduras, resultando em corrosão do material e comprometendo a integridade e capacidade de suporte de cargas pela estrutura.

Solicitar Orçamento
service

Inspeção em Estruturas de Concreto - Carbonatação

A corrosão pode ocorrer por despassivação da armadura em função da diminuição do pH do concreto, devido à reação entre o hidróxido de cálcio a ele inerente e CO2 que nele penetra, fenômeno denominado carbonatação e detectado pelo ensaio com fenolftaleína.

 

A carbonatação manifesta-se inicialmente por depósitos brancos na superfície do concreto e fica mais evidente quando surgem fissuras na peça e desplacamento da camada de concreto de recobrimento. A profundidade e a velocidade do fenômeno dependem de características do próprio concreto, como o teor de concreto e o PH. Também dependem das condições de exposição, como alta concentração de gás carbônico e umidade relativa do ar na faixa de 50% a 75%.

 

A deterioração nas estruturas situadas em países de clima equatorial e tropical é mais grave e mais intensa do que nas estruturas similares situadas em clima temperado. Quanto maior a temperatura, maior o grau de agressividade relativo ao cobrimento do concreto.

Solicitar Orçamento
service

Inspeção em Estruturas de Concreto - Esclerometria

O Método Esclerométrico é útil para avaliar a homogeneidade e estimar a resistência à compressão do concreto, comparando-o com um concreto referencial. Além do acompanhamento do processo de cura e ganho de resistência.

 

Conforme preconizado pela norma NBR 7584:2012, que fornece parâmetros para avaliação da dureza superficial do concreto, são aplicados impactos na superfície do concreto com uso do aparelho esclerômetro, onde são obtidos índices esclerométricos, pelo qual determina-se a resistência à compressão do elemento estrutural analisado.

Solicitar Orçamento
service

Inspeção de Soldas

Utilizando uma avançada tecnologia, hoje a inspeção visual é um importante recurso na verificação de alterações dimensionais, padrão de acabamento superficial e na observação de descontinuidades superficiais visuais em materiais e produtos em geral, tais como trincas, corrosão, deformação, alinhamento, cavidades, porosidade, montagem de sistemas mecânicos e muitos outros

Para muitos tipos de junta soldadas a integridade é verificada principalmente pela inspeção visual. É uma prática muito utilizada e importante no controle de qualidade. É um tipo de inspeção de fácil aplicação, rápido e barato (não requer equipamento especiais).

 

O ensaio visual é usado em soldas para garantir:

·         A preparação adequada da junta, ajustagem, conforme o procedimento;

·         O controle durante a soldagem para minimizar ou eliminar as descontinuidades;

·         A detecção de descontinuidades superficiais;

·         A conformidade dimensional das soldas;

·         A conformidade das soldas com as especificações.

O ensaio visual é usado em componentes fabricados ou itens para determinar:

·         A quantidade, tamanho e formato;

·         A presença de trincas e descontinuidades superficiais inaceitáveis;

·         A conformidade com desenhos, especificações e códigos;

·         O cumprimento de especificações com relação a embalagem e carregamento para embarque.

 

 

Além do ensaio visual, atualmente existem várias técnicas para testes ou ensaios não destrutivos para inspecionar o processo de soldagem. Assim podemos citar:

Teste Ultrassônico 

Este método pode detectar irregularidades superficiais e internas na soldagem de metais ferrosos e não ferrosos.

Funciona transmitindo ondas de som pulsantes de alta frequência através da solda, sendo os resultados transmitidos para um monitor. Se o pulso entrar em contato com uma irregularidade na solda, as ondas são enviadas de volta ao transmissor e aparecem na tela do monitor. O defeito pode ser observado com muita precisão, mas requer um operador experiente para interpretar os traçados no monitor.

Líquidos Penetrantes

Este sistema opera com um princípio de ação em que um fluido na forma de um corante fluorescente ou não fluorescente é aplicado a uma superfície de solda.

Uma vez que o fluido tenha tido tempo para penetrar na superfície, (entre 15 e 30 minutos) o excesso é apagado e um fluido em desenvolvimento aplicado. O desenvolvedor extrai fluido de qualquer falha e, quando visto sob uma luz UV ou branca, as imperfeições na solda tornam-se visíveis.

 

Solicitar Orçamento
service

Inspeção em Estruturas de Concreto - Corrosão de Armaduras

A corrosão das armaduras é um dos mecanismos possíveis de degradação que diminui a capacidade resistente das estruturas de concreto armado. A velocidade da deterioração, nestes casos, é variável de acordo com diversos fatores intrínsecos à execução e utilização das estruturas. A presença de microfissuras serve de acesso prioritário quanto à entrada de agentes agressivos no interior das estruturas. As principais são o CO2, que causa a carbonatação do concreto e consequentemente queda do seu pH e quebra da película passivante, os sais, principalmente os cloretos, que aumentam a condutividade do concreto e atacam a camada passivante. Uma vez com acesso direto às armaduras, os agentes agressivos iniciam o processo de corrosão nas armaduras em ação conjunta com o eletrólito (água) e o oxigênio. Os fatores que interferem no processo de corrosão são: ambiente de exposição, condições da estrutura, cobrimento eficiente ou deficiente, penetração de agentes agressivos ao interior do concreto e até mesmo os materiais empregados na concretagem.

 

São várias as técnicas usadas para constatação e avaliação da corrosão, mas as técnicas eletroquímicas são as mais utilizadas.

 

O Ensaio de Potencial de Corrosão é um dos métodos eletroquímicos mais utilizados para monitorar e avaliar o comportamento das estruturas de concreto armado em relação à corrosão de armadura. A avaliação qualitativa é feita através de mapas de potencial de corrosão que indicam as áreas mais susceptíveis a patologia. O grau de severidade de corrosão da armadura é determinado conforme probabilidade preconizado na norma ASTM C 876:2015.

 

Com esse ensaio é possível avaliar as condições de corrosão das armaduras e propor soluções de manutenções e reparos.

Solicitar Orçamento
service

Inspeção em Estruturas de Concreto - Ultrassom

O Método do Ultrassom Industrial em Concreto, segundo a NBR 8802:1994, determina a velocidade de propagação de ondas longitudinais, obtidas por pulsos ultrassônicos, através de um componente de concreto. Por meio da velocidade das ondas é possível verificar a homogeneidade do concreto, detectar eventuais falhas internas de concretagem, profundidade de fissuras e outras imperfeições, bem como monitoramento de variações no concreto, ao longo do tempo, decorrentes de agressividade do meio (ataque químico) principalmente pela ação de sulfatos.

A Ultrassonografia em Concreto vem sendo utilizado em diversas aplicações, como:

  • Análise de falhas no interior das estruturas de concreto;
  • Detecção de fissuras;
  • Avaliação de injeções de resinas aplicadas nas fissuras; 
  • Avaliação da integridade estrutural de pilares, vigas, paredes;
  • Avaliação da integridade física das juntas de concreto;
  • Avaliação de fundações, como por exemplo torres de linhas de transmissão e
  • Avaliação de reservatórios.

Solicitar Orçamento
service

GPR-GEORADAR - Mapeamento de Tubulação Enterrada

O GPR (Radar de Penetração no Solo), conhecido no Brasil como “Georadar” é uma técnica de inspeção não destrutiva baseada no método geofísico de prospecção, que possibilita a obtenção de imagens de alta resolução das camadas subsuperficiais rasas ou profundas, geradas a partir da captação de pulsos eletromagnéticos refletidos do meio propagado.

 

Atualmente para realizar um escaneamento do solo, o GPR constitui-se o método de primeira escolha para detecção de infraestrutura enterradas.

 

Utiliza-se o Georadar para localizar, à distância, por exemplo, das estruturas existentes no interior do concreto; tais como conduítes, a posição e a profundidade de cabos pós-tensionados, detecção de vazios em blocos de concreto, bem como as condições dos materiais da construção.

 

Utiliza-se o GPR para mapeamento das interferências subterrâneas em tubulações de água, gás, fibra ótica, cabo elétrico, galeria pluvial, esgoto, drenagem, oleoduto. Também pode ser utilizado para identificar vazamentos.

 

Em suma, o Georadar pode ser usado também em outras grandes áreas da engenharia, principalmente no campo da infraestrutura, monitorando e dimensionando a espessura dos pavimentos, na manutenção e construção de rodovias.

 

Vantagens:

 

·         Conhecimento das interferências subterrâneas pelo método não invasivo, antes da escavação ou furo direcional;

·         Possibilita detecção de anomalias;

·         A inspeção com este método possui excelente custo benefício, devido à interrupção mínima das operações bem como evita os altos custos de danos e reparos proveniente da escavação;

·         Resultados rápidos e de alta resolução.

Solicitar Orçamento
service

Videoscopia, Endoscopia e Boroscopia Industrial

A técnica com Videoscopia Industrial também conhecida como Boroscopia ou Endoscopia Industrial veio para facilitar a inspeção interna de tubulações em equipamentos com dificuldade de acesso e têm como objetivo coletar imagens de alta definição, que visam acompanhar as condições físicas dos equipamentos durante sua vida útil e investigar as causas de possíveis vazamentos, ligações inapropriadas, com acompanhamento "on line" promovendo agilidade em tomadas de decisões rápidas em manutenções corretivas e preventivas.

A Boroscopia captura as imagens através da Inspeção com Videoescopia em tubulações industriais, apresentado-as em um monitor com imagens internas em tempo real e que podem ser arquivadas para análise e comparações futuras por se tratar de uma técnica bastante usada para a realização de exame interno de tubos com rapidez na execução, confiabilidade e armazenamento de registro.


Nossa empresa possui diversos sistemas de inspeção em tubulação com Videoescopia industrial / Boroscopia / Endoscopia, tais como:

  • Videoscópio industrial com sonda de 5,10 e 50 m, indicado para grandes extensões de tubulação;
  • Sonda de 6 a 25 mm de diâmetro com articulação, indicado para equipamentos com acessibilidade complexa como motores e turbinas;
  • Armazenamento em cartão de memoria SD, de fácil manuseio;
  • Conexão via WIFI.

Solicitar Orçamento
service

Inspeção em Vasos de Pressão e Caldeiras - NR 13

As inspeções nas instalações industriais são imprescindíveis para evitar e/ou minimizar danos e riscos e para a  preservação de equipamentos e sistemas. Sendo que a NR-13 é a norma regulamentadora 13 do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, e tem como objetivo condicionar inspeção de segurança e operação de vasos de pressão e caldeiras. 

 
INSPEÇÕES CONFORME NR-13
 

A importância das inspeções nas instalações industriais vai além da obediência às normas regulamentares do setor. Elas são imprescindíveis para evitar e/ou minimizar danos e riscos e para a preservação de equipamentos e sistemas

Nossa equipe de engenheriso e técnicos está capacitada para realizar inspeções em diferentes tipos de equipamentos. 

 

Abaixo alguns itens incluindos na inspeção:

·         Inspeções em caldeiras;

·         Inspeções em vasos de pressão;

·         Inspeção por ultrassom;

·         Classificação do vaso com memória de cálculo;

·         Cálculo da pressão máxima de trabalho admissível com memória de cálculo;

·         Relatório de inspeção de NR 13;

·         Relatório de medição de espessura (ME) e cálculo de espessura mínima dos vasos de pressão;

·         Inspeção visual com relatório fotográfico e verificação do estado de funcionamento;

·         Calibração e certificação da válvula de segurança;

·         Calibração e certificação do manômetro;

·         Relatório de calibração da válvula de segurança;

·         Relatórios de calibração do manômetro;

·         Livro de Registro de Segurança.

      

Solicitar Orçamento
service

Procedimento de Soldagem e Qualificação de Soldadores

Temos os mais qualificados e experientes Inspetores de Solda, pois para a QUALYTEC Engenharia a soldagem é um dos processos mais importantes no seguimento Metal Mecânico.

Para isto nosso Inspetor de Solda é um profissional experiente e qualificado a planejar e supervisionar a execução de serviços de caldeiraria e soldagem em geral.

Qualificamos soldadores e procedimentos de soldagem (EPS/RQPS/CQS) de forma a garantir a fabricação de acordo com as normas de qualidade.

Solicitar Orçamento
service

Inspeção Dimensional

O Inspetor Dimensional é o profissional qualificado e certificado. A função do Inspetor é contribuir para a garantia da qualidade de produtos e serviços fabricados, equipamentos e estruturas.

O Inspetor Dimensional é um profissional que atua diretamente na obra ou em fábrica executando o controle dimensional de equipamentos conforme projetos, na preparação, durante o processo de fabricação e após à finalização fazendo a medição e o controle da qualidade, baseado nos parâmetros estabelecidos nas normas de projetos e procedimentos existentes.

 

 

Solicitar Orçamento
service

Inspeção de Soldas Por Liquido Penetrante

O ensaio por Líquidos Penetrantes é considerado um dos melhores métodos de teste para a detecção de descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade tais como: metais ferrosos e não ferrosos, alumínio, ligas metálicas, cerâmicas, vidros, certos tipos de plásticos ou materiais organo-sintéticos. Líquidos penetrantes também são utilizados para a detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes.

Solicitar Orçamento
service

Inspeção de Soldas Por Ultrassom Industrial

Essa inspeção detecta descontinuidades internas em materiais, baseando-se no fenômeno de reflexão de ondas acústicas quando encontram obstáculos à sua propagação, dentro do material.

Um pulso ultra sônico é gerado e transmitido através de um transdutor especial, encostado ou acoplado ao material. Os pulsos ultra sônicos refletidos por uma descontinuidade, ou pela superfície oposta da peça, são captados pelo transdutor, convertidos em sinais eletrônicos e mostrados na tela LCD ou em um tubo de raios catódicos (TRC) do aparelho.

Os ultra sons são ondas acústicas com freqüências acima do limite audível. Normalmente, as freqüências ultra sônicas situam-se na faixa de 0,5 a 25 Mhz.

Geralmente, as dimensões reais de um defeito interno podem ser estimadas com uma razoável precisão, fornecendo meios para que a peça ou componente em questão possa ser aceito, ou rejeitado, baseando-se em critérios de aceitação da norma aplicável. Utiliza-se ultra-som também para medir espessura e determinar corrosão com extrema facilidade e precisão.

As aplicações deste ensaio são inúmeras: soldas, laminados, forjados, fundidos, ferrosos e não ferrosos, ligas metálicas, vidro, borracha, materiais compostos, tudo permite ser analisado por ultra-som. Indústria de base (usinas siderúrgicas) e de transformação (mecânicas pesadas), indústria automobilística, transporte marítimo, ferroviário, rodoviário, aéreo e aeroespacial: todos utilizam ultra-som. Mesmo em hospitais: a primeira imagem de um feto humano é obtida por ultrassom.

Modernamente o ultrassom é utilizado na manutenção industrial, na detecção preventiva de vazamentos de líquidos ou gases, falhas operacionais em sistemas elétricos (efeito corona), vibrações em mancais e rolamentos, etc.

O ensaio ultra sônico é, sem sombra de dúvidas, o método não destrutivo mais utilizado e o que apresenta o maior crescimento, para a detecção de descontinuidades internas nos materiais.

Solicitar Orçamento
service

Ensaios Não Destrutivos - END

Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.

 

Os END estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos e são amplamente utilizados nos setores de petróleo/petroquímico, químico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico e de papel e celulose, entre outros. Eles contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam.

 

Os END incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.

 

Para obter resultados satisfatórios e válidos, os seguintes itens devem ser considerados como elementos fundamentais para os ensaios:

 

  • Pessoal treinado, qualificado e certificado;
  • Equipamentos calibrados;
  • Procedimentos de execução de ensaios qualificados com base em normas e critérios de aceitação previamente definidos e estabelecido.

 

Solicitar Orçamento

(62) 3996-9269 | Qualytec Engenharia Consultoria e Inspeção Ltda